Pedagogia

Concepção do Curso

O Curso de Pedagogia reveste-se da missão de preparar os profissionais que na escola ou em outros espaços de atuação pedagógica possam assumir a responsabilidade de educar o homem. O Curso de Pedagogia da Faculdade Peruíbe entende que os pressupostos teóricos devem ser buscados, discutidos e analisados em suas implicações e contextos de origem para que possam ser reelaborados e utilizados na multiplicidade das práticas pedagógicas para as quais os educadores são exigidos na contemporaneidade. Entende também, que a prática pedagógica é fonte inesgotável na geração de novos conhecimentos e novas teorias e, para tanto, promove incentivos na área de pesquisa educacional, inserindo seus alunos em projetos multidisciplinares para a busca de novos conhecimentos, na perspectiva de que ensino e pesquisa caminham juntos, entrelaçados e interdependentes.

Entende ainda que a Faculdade, apesar de ser o lócus privilegiado da aquisição e construção do conhecimento, não deve se encastelar em seus muros, mas abrir-se para a comunidade participando e promovendo sob forma de parcerias, eventos, debates e projetos que possam contribuir com o desenvolvimento e a formação de educadores atuantes na região, no Estado e no País.

Objetivos gerais

A Faculdade Peruíbe, por meio do curso de graduação Pedagogia, licenciatura, procurará, em âmbito teórico-prático, investigativo e crítico, desenvolver, em seu alunado, as seguintes competências:

  • Planejar, executar e avaliar atividades educativas;
  • Aplicar ao campo da educação, contribuições, entre outras, de conhecimentos filosófico, histórico, antropológico, ambiental-ecológico, psicológico, lingüístico, sociológico, político, econômico, cultural;
  • Trabalhar com um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética;
  • Conhecer a escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania;
  • Pesquisar, analisar e aplicar os resultados de investigações de interesse da área educacional;
  • participar da gestão de processos educativos e da organização e do funcionamento de sistemas e de instituições de ensino.

Objetivos específicos

  • Atuar como professor da educação infantil;
  • Atuar como professor dos anos iniciais do ensino fundamental;
  • Atuar como professor do ensino médio, nas modalidades Normal e Educação Profissional, na área de serviços e de apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;
  • Participar da gestão de instituições, planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares.