NOTÍCIAS
Ginástica para Corpo e a Mente


A disciplina de Ginástica dentro do Curso de Educação Física busca englobar modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora com objetivo de aperfeiçoamento físico e mental.

A prática de exercícios físicos vem desde a antiguidade passando pelos soldados da Grécia Antiga, incluindo habilidades ligada a montaria e atividades circenses conhecida como ginástica acrobata. Ainda na Grécia, os ginastas praticavam os exercícios despido (gymnos – do grego, nu), sendo chamados gymnasios, patronados pelo deus Apolo.

Na Idade Médica foi quase extinta pelo cristianismo, as práticas só voltaram a ser retomada com ênfase desportiva e militar no final do século XVIII, na Europa, através de Jean Jacques Rousseau, posteriormente veio o nascimento da Escola Alemã de Friedrich Ludwig Jahn com movimentos lentos, ritmados, de flexibilidade e de força, em seguida a Escola Sueca, de Pehr Henrik Ling, que introduziu a melhoria dos aparelhos na prática do esporte. Estes avanços geraram a chamada Ginástica Moderna.

Nesta disciplina possibilita conhecer e aprender cada uma destas modalidades desde a antiguidade a contemporaneidade, com aula teóricas e prática sempre objetivando higiene do corpo e da mente.

 

Baixe o Adobe® Flash® Player caso não consiga visualizar a página corretamente Baixe o Adobe© Acrobat Reader© caso não consiga visualizar arquivos PDF